IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cidades

Ananindeua digitaliza processos administrativos e economizará pelo menos R$ 2 milhões anuais

A partir do próximo dia 1⁰ de fevereiro, todos os processos administrativos do município de Ananindeua passarão a tramitar apenas no formato digital, o que vai gerar uma economia de aproximadamente R$ 2 milhões anuais apenas com papel, impressão e outros gastos. O prefeito doutor Daniel Santos assinou, na tarde desta quinta-feira (13), o decreto n⁰ 439/2022, que institui o sistema “Ananin Digital”, iniciativa que vai permitir a modernização da gestão municipal, além de se constituir como um importante canal de comunicação entre administração e a população. A assinatura do decreto e o ato de lançamento do programa ocorreram na sede da Associação Empresarial de Ananindeua e contaram com a participação de secretários municipais, vereadores e servidores. 

“Esse dinheiro que era gasto principalmente com papel agora será usado em obras e serviços para o cidadão, além de fazer um grande bem à natureza também. A partir do dia 1⁰ de fevereiro, o cidadão poderá acessar o sistema e informar as suas demandas à Prefeitura. Para isso, vamos trabalhar com o objetivo de que todas as secretarias estejam integradas ao 'Ananin Digital' até o dia 30 de janeiro” explicou o prefeito doutor Daniel Santos.

Já o secretário municipal de Administração, Thiago Matos, ressaltou o fato de que o “Ananin Digital” vai realizar a tramitação de todos processos internos da administração de maneira 100% eletrônica, além de abrir esse canal com a população. Segundo ele, haverá um banner no site da Prefeitura de Ananindeua (www.ananindeua.pa.gov.br), com o qual o internauta poderá acessar o sistema. Ele poderá usar a mesma senha que já utiliza para acessar os serviços do governo federal (a senha do gov.br); a senha da conta do Google, ou poderá criar um login dentro do próprio sistema, ficando a critério de cada um esse procedimento. “Com isso, em menos de um minuto, o cidadão conseguirá se conectar com a gestão. Ele vai, por exemplo, ter uma área de trabalho que é só dele, personalizada, onde poderá acompanhar o trâmite dos serviços ofertados pela prefeitura de maneira digital, como, por exemplo, uma revisão de IPTU, ou mesmo uma solicitação de certidão de tempo de serviço, caso ele seja um ex-servidor municipal, entre outras questões”, detalhou.

Para o servidor da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Vinicíus Souza, que há seis anos atua na gestão municipal, o sistema “Ananin Digital” representa uma revolução dentro da Prefeitura de Ananindeua. “Sem dúvida, é uma grande inovação no município, é algo nunca visto na Prefeitura. Estamos saindo de um sistema burocrático e partindo para a era digital, onde tudo tramita de forma eletrônica, o que vai facilitar e modernizar muito a vida do servidor, além, é claro, do próprio cidadão”, pontuou.