IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Covid: 21 milhões de pessoas ainda não tomaram a segunda dose; a maior parte desse público é jovem

O Estado de São Paulo é o primeiro no ranking dos ausentes, com 4 milhões de moradores

O Ministério da Saúde informou que 21 milhões de pessoas não voltaram na data prevista para tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19. Apesar de 157 milhões de brasileiros terem sido vacinados com ao menos uma dose, o retorno é essencial para que a imunização esteja completa.

O Estado de São Paulo é o primeiro no ranking dos ausentes, com 4 milhões de moradores. Em segundo, Minas Gerais, com quase 3 milhões. A maior parte desse público é jovem.

Para chamar a atenção para esse problema, o Ministério da Saúde criou uma nova campanha de “megavacinação”. A campanha vai até o dia 26 de novembro e a ideia é também incentivar aqueles que já podem tomar a dose de reforço.

"A gente precisa reforçar nosso sistema imunológico, essa é a função da dose reforço. Tanto pelas características dos imunizantes, quanto pelas características das próprias pessoas, com o passar do tempo a gente vai perdendo um pouco essa imunidade, por isso a necessidade do reforço", explica Rosangela Leite de Melo, secretária de combate a covid.
Campanha Mega Vacinação

A Campanha nacional de Mega Vacinação contra a Covid-19 acontece entre os dias 20 e 26 de novembro. O objetivo é incentivar a aplicação da segunda dose e da dose de reforço. O Ministério da Saúde vai promover eventos simultâneos em Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Salvador e Brasília. 
A campanha tem como slogan “Proteção pela metade não é proteção”. 21 milhões de pessoas não tomaram a segunda dose da vacina em todo o país. No caso da dose de reforço, cerca de nove milhões e trezentas mil pessoas estão com o calendário em atraso.

__________

Jornal da Band