IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Mais 300 mil doses de vacinas contra a Covid-19 são enviadas ao Pará pelo Instituto Butantan

Realizada em meados de setembro deste ano, a aquisição direta da vacina contra a Covid-19 pelo governo estadual não envolveu o Ministério da Saúde (MS) e foi feita em conjunto com outros quatro Estados brasileiros

Chegaram ao Pará, na tarde desta sexta-feira (15), 300 mil doses da vacina CoronaVac. O quantitativo faz parte do terceiro lote da compra direta de um milhão de doses desse imunizante contra a Covid-19 feita em setembro pelo Estado junto ao Instituto Butantan, em São Paulo, e a 100º remessa de vacinas recebida em território paraense. As vacinas chegaram no Aeroporto Internacional de Belém Val-de-Cans, em Belém. 

Para essas doses de CoronaVac, a Sespa recomenda que os municípios tracem estratégias de repescagem para imunizar adultos acima de 18 anos que ainda não foram vacinados contra o coronavírus. O secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, ressaltou que o reforço das vacinas contra a Covid-19 vai permitir que o Estado prossiga ainda mais na campanha de imunização, o que repercute na redução dos índices da pandemia no Pará. “Com isso esperamos vacinar rapidamente aqueles que ainda não puderam ser vacinados”, afirmou.

A equipe de logística da Sespa recebeu as vacinas no aeroporto e organizará o envio aos Centros Regionais de Saúde para encaminhamento aos 144 municípios paraenses. Com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a distribuição será feita por meio de transporte terrestre, aéreo e fluvial. 

Realizada em meados de setembro deste ano, a aquisição direta da vacina contra a Covid-19 pelo governo estadual não envolveu o Ministério da Saúde (MS) e foi feita em conjunto com outros quatro Estados brasileiros: Ceará, Espírito Santo, Piauí e Mato Grosso. O objetivo é complementar o Programa Nacional de Imunizações (PNI). 

Em dados atualizados até esta sexta-feira (15), o vacinômetro da Sespa indica que o Pará já recebeu 11.179.475 doses de imunizantes do Ministério de Saúde e outras 750 mil doses enviadas pelo Instituto Butantan. 

No Vacinômetro, a população pode acompanhar o quantitativo dos tipos de vacina recebidos pelo Estado – Oxford/AstraZeneca, CoronaVac/Sinovac, Pfizer e Janssen, bem como o número e o percentual de vacinados, doses aplicadas e desempenho dos 144 municípios na imunização.

__________

Agência Pará