IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Economia

Prefeitura de Belém anuncia reajuste salarial aos servidores

Com o prefeito ainda internado, o anúncio foi feito pela secretária municipal de Administração

Jurandir Novaes (Semad) e Luiz Araújo (Segep) debatem com servidores sobre reajuste salarial e outras reivindicaçõesA Prefeitura Municipal de Belém anunciou o reajuste de 3,9% dos servidores públicos municipais, que será concedido em janeiro de 2022, após cinco anos sem nenhum acréscimo. Também foi anunciado o aumento de R$ 100 no vale-alimentação, passando para R$ 370. 

O anúncio foi feito pela secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes, durante reunião on-line, durante o Fórum Permanente de Participação Cidadã, o Tá Selado, nesta quarta-feira,13.

Além da titular da Semad, a reunião contou com o diretor-geral da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão, Luiz Araújo, e representantes dos servidores municipais. 

7 anos sem diálogo

Foi apresentado aos servidores o Plano Plurianual (PPA 2022/2025), que estabelece os projetos e os programas de longa duração da gestão municipal.

Na reunião, os servidores informaram que durante sete anos ficaram sem diálogo com a Prefeitura Municipal. A atual gestão decidiu ouvir as demandas e reivindicações como prioridade, que é uma das missões do Fórum Permanente de Participação Cidadã, o Tá Selado.

Os representantes dos servidores se mostraram satisfeitos com os objetivos e metas definidos pela Prefeitura Municipal para a categoria e outras áreas da administração, mas questionaram sobre o salários e o vale-alimentação, que estão com valores defasados há cinco anos.

Sobre a defasagem salarial, a secretária de Administração garantiu que o governo está aberto ao diálogo com os servidores e que a Prefeitura Municipal atua sempre em consonância com o interesse do servidor. Por isso, definiu que depois de um congelamento salarial e do vale-alimentação de cinco anos, fará o reajuste.

A Prefeitura Municipal só poderá conceder o reajuste em 2022, por causa Lei Complementar 173, do Governo Federal, de maio de 2020, que impede reajuste salarial de servidor durante o ano de 2021. 

__________

Agência Belém