IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Chegam ao Pará mais 150 mil vacinas compradas do Instituto Butantan pelo Estado

A equipe de logística da Sespa recebeu as vacinas no aeroporto e organizou o envio aos Centros Regionais de Saúde, para distribuição aos 144 municípios paraenses

O Governo do Pará recebeu, na tarde desta segunda-feira (04), 150 mil doses da vacina CoronaVac. Este é o segundo lote da compra direta de um milhão de doses desse imunizante contra a Covid-19 feita pelo Estado junto ao Instituto Butantan, em São Paulo, e a 95º remessa de vacinas recebidas em território paraense. As vacinas chegaram no Aeroporto Internacional de Belém Val-de-Cans Júlio Cezar Ribeiro, em Belém.

"Com essas vacinas, a recomendação da Sespa aos municípios é que organizem estratégias pra vacinar quem ainda não tomou sequer uma vacina contra o coronavírus, ou seja, todo público com 18 anos para mais”, informa a diretora de Epidemiologia da Sespa, Daniele Nunes.

O secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, ressaltou que o reforço das vacinas contra a Covid-19 vai permitir que o Estado prossiga ainda mais na campanha de imunização, o que repercute na redução dos índices da pandemia no Pará. “Com isso esperamos vacinar rapidamente aqueles que ainda não puderam ser vacinados e aqueles que as faixas de idade não foram contempladas”, afirmou.

A equipe de logística da Sespa recebeu as vacinas no aeroporto e organizou o envio aos Centros Regionais de Saúde, para distribuição aos 144 municípios paraenses. O envio será feito ao longo da semana, por meio de transporte terrestre, aéreo e fluvial, e contará com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Realizada em meados de setembro deste ano, a aquisição direta da vacina contra a Covid-19 pelo governo estadual não envolveu o Ministério da Saúde (MS) e foi feita em conjunto com outros quatro estados brasileiros: Ceará, Espírito Santo, Piauí e Mato Grosso. Do total de um milhão de doses adquiridas, o Pará já recebeu até agora 400 mil doses. O objetivo é complementar o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Em dados atualizados até esta segunda-feira (04), o vacinômetro da Sespa indica que o Pará já recebeu 10.821.145 doses de imunizantes. No link http://www.saude.pa.gov.br/vacinometro/ a população pode acompanhar o quantitativo dos tipos de vacina recebidos pelo Estado –Oxford/AstraZeneca, CoronaVac/Sinovac, Pfizer e Janssen, bem como o número e o percentual de vacinados, doses aplicadas e desempenho dos 144 municípios na imunização.

___________

Agência Pará