IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Belém zera ocupação de leitos e fica sete dias sem registrar mortes por covid-19

A meta da prefeitura é alcançar 70% de belenenses com o ciclo de imunização completo até o fim de outubro deste ano

Posto Mangueirinho atendeu muita gente para tomar a vacina contra a covid-19, nesta segunda, 20Belém chega ao quarto dia consecutivo com ocupação zero de leitos para atendimento de pacientes com covid-19. Além disso, há exatos sete dias, o município não registra nenhuma morte causada pela doença.

O resultado está diretamente ligado ao avanço da campanha de vacinação na capital, onde mais de 570 mil pessoas já tomaram as duas doses da vacina e cerca de um milhão recebeu a primeira.

“A taxa de ocupação é zero tanto nos leitos clínicos quanto nos de Unidade de Terapia Intensiva (UIT). Esse é um dado animador, de muita esperança. Ao mesmo tempo, essa realidade nos inspira e obriga a termos, cada vez mais, cuidado com as medidas de prevenção individual, principalmente o uso da máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos. Essas medidas, junto com a vacinação, nos levarão ao controle da pandemia em Belém”, orienta o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra.

Vacinação assegura o recuo da pandemia

Para o secretário, a situação atual da pandemia em Belém está diretamente relacionada ao avanço da vacinação. “Quanto mais pessoas estiverem vacinadas, com a primeira e, principalmente, a segunda dose, mais será possível conseguir diminuir a incidência de casos de Covid-19 e, principalmente, os casos mais graves que podem levar as pessoas à morte. É preciso lembrar que ainda estamos no curso de uma pandemia e que existem novas cepas do coronavírus sendo identificadas no mundo inteiro. Por isso, não podemos relaxar nos cuidados”, reforça.

A Sesma vem intensificando, desde a semana passada, a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Diversas faixas etárias foram convocadas a comparecer aos pontos de vacinação para completar o ciclo.

Nesta segunda, 20, dia dos nascidos nos anos de 1988 e 1989, mais de 13 mil pessoas procuraram os pontos de vacinação para completar o ciclo de imunização. Na última semana, entre terça, 14, e sexta-feira, 17, 93,5 mil fizeram o mesmo.

Anticorpos são assegurados na segunda dose

“É importantíssimo que a população compareça para tomar a segunda dose. Todas as vacinas que aplicamos em Belém são de duas doses. A segunda dose, portanto, é necessária do ponto de vista imunológico, isto é, a imunidade só se constrói no indivíduo que completa o ciclo”, explica o diretor de Vigilância à Saúde da Sesma, Cláudio Salgado.

“A primeira dose é a que chamamos de sensibilização e a segunda é a dose de desafio, quando o organismo vai, finalmente, produzir anticorpos de memória e outras células que vão proteger contra a doença em si”, frisa.

Alerta – O office boy Alessandro Simões, 33 anos, tomou a segunda dose nesta segunda, no ponto de vacinação localizado no Shopping Bosque Grão-Pará, no bairro Mangueirão.

“É uma satisfação muito grande. Tomei as duas doses aqui nesse posto e sempre fui muito bem atendido. Ver as pessoas se vacinando dá uma sensação de paz. Temos a impressão de estar voltando a viver, saindo da prisão. Agora posso retomar meu trabalho e me sinto muito gratificado”, contou.

A professora Leila Souza, 37 anos, foi ao posto do Mangueirinho tomar a segunda dose e fez um alerta para quem ainda resiste à imunização.

“É uma mistura de emoções. Nos sentimos, ao mesmo tempo, privilegiados por poder tomar a primeira e segunda doses, diante de tantas perdas, mas lamentamos porque tanta gente morreu quando já existia a vacina. É impossível não se emocionar, porque muitas pessoas morreram por falta de um compromisso político e social com a população. Precisamos fazer um apelo para que as pessoas se conscientizem e façam sua parte. Não é só um compromisso individual, e sim coletivo”.

__________

Agência Belém