IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Operação Veropa reforça policiamento no principal ponto turístico da capital

Com mais policiais militares na área os índices de criminalidade vêm sendo reduzidos, garantindo mais tranquilidade a trabalhadores e visitantes

Para oferecer mais segurança a comerciantes, frequentadores e turistas do Complexo do Ver-o-Peso, em Belém, a Polícia Militar reforça o policiamento na área, por meio da Operação Veropa, deflagrada de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 h. Entre os resultados das ações realizadas, apenas na semana passada foram registradas nove prisões em flagrante, 14 recapturas de foragidos e cumprimento de dois mandados de prisão.

A operação é deflagrada pelo 2º Batalhão, que integra o Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), com apoio de policiais militares do Quartel do Comando-Geral da PM, e, mais recentemente, do Regimento de Polícia Montada. São realizadas abordagens, rondas ostensivas e posicionamento estratégico de viaturas, tudo para coibir a criminalidade, principalmente nos casos de ocorrências de furto e roubo. Para isso, são empenhadas viaturas quatro rodas e equipes de policiamento ciclístico, a pé e montado. Os policiais atuam na feira do Ver-o-Peso, às proximidades do Mercado de Ferro, Pedra do Peixe, Porto do Foca, Feira do Açaí e outros pontos do entorno.

“Nós temos diminuído significativamente o número de ocorrências, com impacto positivo na redução do número de homicídio e latrocínio”, informou o comandante do 2º Batalhão, tenente-coronel Orlandino Bastos. Ele acrescentou que durante as operações são encontradas drogas, foragidos e armas brancas usadas em brigas ou para cometer roubos.

Em agosto de 2020, quando ainda não havia a Operação Veropa, foram registradas, do dia 1º ao dia 24, 23 ocorrências de furto e 20 de roubo. Já no mesmo período de 2021, houve registro de 17 furtos e 11 roubos, havendo redução de 26% e 52%, respectivamente. “Com a operação nós conseguimos prender suspeitos de furto ou de outros tipos de delito”, destacou o comandante do 2º BPM.

Após as 15 h, com o término da Operação Veropa, o 2º Batalhão mantém o policiamento, realizando comboio de viaturas no perímetro. Durante a madrugada, quando a área fica movimentada devido ao comércio de pescado, uma viatura do Comando de Missões Especiais complementa o policiamento no local, atuando em conjunto com o 2º Batalhão.

A segurança no Ver-O-Peso também é uma demanda dos comerciantes, que nesta quinta-feira (26) devem se reunir com o comando do 2º Batalhão para discutir formas de continuar reduzindo o número de crimes na área. No encontro, o 2º BPM vai apresentar a produtividade da PM no local e mostrar os resultados já alcançados. “Uma das pautas será o acionamento de órgãos de assistência social para a discussão de medidas efetivas”, explicou o tenente-coronel Orlandino, que ressaltou a importância da participação de outros setores para a segurança pública no mais conhecido ponto turístico da capital paraense.

PM nas ruas - A Operação Veropa foi iniciada em maio deste ano e se tornou uma das prioridades da corporação. Como forma de aumentar o número de agentes nas ruas, desde 2019 os policiais militares que atuam em funções administrativas no Quartel do Comando-Geral da PM (QCG) também participam das operações policiais, auxiliando ações desenvolvidas pelos batalhões e contribuindo diretamente para a segurança da população.

“É uma forma de reafirmar o compromisso dos policiais que atuam na atividade-meio em servir e proteger a sociedade, contribuindo com a atividade-fim”, disse o major Marco Antônio da Costa, chefe da Companhia de Comando e Serviços (CCS), responsável pela distribuição do efetivo do QCG nas ações operacionais na Região Metropolitana de Belém.

Além da Operação Veropa, policiais militares atuam nas operações Polícia Mais Forte, realizada todos os dias, das 16 às 23 h, e Reforço de policiamento na Cabanagem – um dos Territórios pela Paz, recém-lançada para subsidiar a segurança das Usinas da Paz, uma iniciativa do governo do Estado.

___________

Agência Pará