IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Opinião

A Quinta Coluna. O Papagaio. O Fofoqueiro.

Por Eliana Bogéa *

A História é conhecida.

Durante a Guerra Civil Espanhola, as forças republicanas defendiam Madri de quatro colunas franquistas. De maneira sorrateira, uma quinta coluna foi erguida dentro de Madri, por simpatizantes do líder fascista espanhol que traíram a cidade.

Há muitos outros exemplos do uso de traidores na política, mas o original continua sendo o mais emblemático.

E serve para todas as ações que atacam, no submundo político, as forças progressistas, a defesa da democracia e a esquerda ativista.

As críticas desqualificadas de filiados minoritários que estavam abrigados na Rede Sustentabilidade do Pará à Úrsula Vidal através de um ajuntamento de blogs sujos são apenas mais um capítulo do quinta-colunismo.

Vinda de dois resultados eleitorais eloquentes em 2016 e 2018 e pontuada entre os pré-candidatos mais competitivos em 2020, a Secretária de Cultura do Estado é sabidamente um dos trunfos do campo progressista nas eleições do ano que vem.

Os papagaios do marqueteiro amarelo, fofoqueiro predileto da direita, tucana ou abertamente truculenta, atacam Úrsula Vidal simulando uma retórica “de esquerda” e usando para essa difusão os bois de piranha que têm na mão, recortados entre ressentidos, direitistas ideológicos, viúvas da dinastia tucana ou vulgares bots de aluguel.

Ou alguém acredita que esta aliança “militantes descontentes” mais a direita bolsonarista e os escombros tucanos para linchar uma liderança progressista é algo legítimo?

Essa rede de desinformação tem dono e propósito. Em 2020 o dono desse gabinete do ódio paraense, o marqueteiro amarelo que mantém as digitais em tudo de podre que circula na internet por aqui, comandou a revoada tucana rumo ao bolsonarista Delegado Eguchi  - aquele mesmo, da malona vermelha recheada de dinheiro – porque queria derrotar Edmilson, a quem Úrsula apoiou, num segundo-turno agressivamente disputado. Os que queriam derrotar Edmilson, se unem agora para macular Úrsula. Seria coincidência?

Para a tristeza do velho fuxiqueiro endinheirado, o resultado em 2022, como em Belém em 2020, será mais uma vez a vitória do campo progressista e do humanismo militante. Não se enganem.

Não passarão!

____________

* Eliana Bogéa, primeira porta-voz da Rede Sustentabilidade-Pa, é Doutora em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA e Mestra em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia pelo Núcleo de Meio Ambiente da UFPA.